Independiente x Universidad de Chile: o que se sabe sobre os impactos da confusão (2025)

A confusão entre torcedores de Independiente e Universidad de Chile deixou muitos feridos e presos. Nesta quarta-feira, o estádio Libertadores de América foi palco de cenas lamentáveis de violência, e a Conmebol optou por cancelar o jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O ge destaca tudo o que aconteceu desde o início do quebra-quebra.

Torcida da Universidad de Chile causa confusão em jogo Independiente na Argentina em jogo da Sul-Americana — Foto: Alejandro Pagni/AFP

Torcedores da Universidad de Chile localizados no setor Platea Norte Alta - logo acima do setor Popular Norte Baja, de parte da torcida do Independiente - atearam fogo em objetos e arremessaram cadeiras em direção aos argentinos no intervalo. Não havia nenhuma grade para distanciar mandantes e visitantes.

A arbitragem deu início ao segundo tempo, mas a etapa final durou somente dois minutos. A insegurança na arquibancada impediu a continuação do jogo. Alguns torcedores argentinos chegaram a pular para o campo, em busca de segurança. Relatos também indicam que pedras e barras de ferro foram atiradas pelos chilenos sobre a torcida adversária.

+ Independiente e Universidad de Chile podem ser eliminados? Veja o que diz o código da Conmebol

Depois da interrupção, a situação se agravou. A maior parte dos torcedores chilenos deixou o estádio, mas um grupo de ao menos 20 pessoas continuou no setor visitante. Foi aí que integrantes das "barras bravas" do Independiente conseguiram entrar na Norte Alta.

Independiente x Universidad de Chile: o que se sabe sobre os impactos da confusão (1)

Raphael Sibilla traz informações sobre a confusão em Independiente x Universidad de Chile

Imagens fortes que circulam nas redes sociais mostram que cerca de 100 torcedores do Independiente agrediram os chilenos com pedaços de ferro nas mãos e obrigaram alguns a tirar a roupa. Os relatos, segundo uma entrevista do embaixador chileno à Rádio ADN, são de mais de 90 detidos.

- Há 97 pessoas presas, incluindo três mulheres e cinco menores. Eles estão verificando cuidadosamente os nomes e aguardando o trabalho do promotor que está investigando o que aconteceu no estádio - disse José Antonio Viera-Gallo, embaixador chileno.

Além dos relatos levantados pelo embaixador, a Universidad de Chile também informou os números da tragédia. Segundo o clube, 19 torcedores ficaram feridos com a confusão no estádio - a gravidade é variada.

+ Entenda ausência da polícia em confusão em jogo da Copa Sul-Americana

Independiente x Universidad de Chile: o que se sabe sobre os impactos da confusão (2)

Torcedor cai da arquibancada em confusão no jogo Independiente x Universidad de Chile

A CBF se posicionou, na manhã desta quinta-feira, sobre a confusão. A federação responsável pelo futebol brasileiro pediu à Conmebol "rigor total" após as cenas de violência no estádio Libertadores da América.

De acordo com o Regulamento de Segurança da Conmebol, o clube anfitrião da partida é responsável por formar uma Equipe de Gestão para Segurança (EGS). A rede TyC Sports informou que 659 policiais estavam de serviço na partida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Eles estavam fora da arquibancada, local que deveria ser guardado pelos 150 seguranças privados contratados pelo Independiente. A paralisação durou mais de uma hora, até a Conmebol decidir suspender a partida.

O artigo 14 do Código Disciplinar de 2023 da Conmebol prevê sanções disciplinares aos clubes em "casos de comportamento incorreto ou inapropriado dos seus adeptos". Entre elas, está a possibilidade de desclassificação da competição.

+ Torcedor da Universidad de Chile que caiu da arquibancada está vivo: "Por sorte havia um teto", diz embaixador

Torcedores do Independiente comemoram invasão em setor da La U — Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni

A Conmebol se pronunciou na manhã desta quinta-feira:

Em relação aos acontecimentos ocorridos ontem à noite durante o encontro entre Club Atlético Independiente e Universidade do Chile, pelas oitavas de final da CONMEBOL Sudamericana 2025, A Confederação expressa seu repúdio e condena firmemente os atos de violência registrados dentro e fora do estádio.

A CONMEBOL está em contato permanente com as autoridades de segurança e acompanha de perto a situação das pessoas afetadas. A instituição também agirá com a máxima firmeza, de acordo com o regulamento da Comissão Disciplinar.

No contexto da suspensão e do subsequente cancelamento da partida, a Confederação está coletando dados e processando informações que serão encaminhadas à Unidade Disciplinar para a aplicação das sanções correspondentes.

Finalmente, a Confederação reafirma seu compromisso com a erradicação da violência no futebol e insta todos os clubes participantes de suas competições, na qualidade de responsáveis pela segurança quando atuam como anfitriões, a adotarem as máximas medidas de prevenção e controle, para garantir que fatos desta natureza não voltem a se repetir.

Independiente x Universidad de Chile: o que se sabe sobre os impactos da confusão (2025)
Top Articles
Latest Posts
Recommended Articles
Article information

Author: Neely Ledner

Last Updated:

Views: 5803

Rating: 4.1 / 5 (62 voted)

Reviews: 93% of readers found this page helpful

Author information

Name: Neely Ledner

Birthday: 1998-06-09

Address: 443 Barrows Terrace, New Jodyberg, CO 57462-5329

Phone: +2433516856029

Job: Central Legal Facilitator

Hobby: Backpacking, Jogging, Magic, Driving, Macrame, Embroidery, Foraging

Introduction: My name is Neely Ledner, I am a bright, determined, beautiful, adventurous, adventurous, spotless, calm person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.